top of page
20221223_134148.jpg

Olá, somos a
CENTEIO PÃES

Somos uma micropadaria artesanal de Niterói especializada em fermentação natural, que se inspira nas técnicas clássicas da panificação e na releitura contemporânea da fermentação selvagem, para criar produtos com o foco principal na qualidade.

 

Na verdade, a nossa relação com o pão começa com uma busca por qualidade para resolver um problema que muitas pessoas têm.

 

 Quando começou a introdução alimentar da nossa filha, nós lhe oferecíamos uma alimentação totalmente natural e integral. Tudo era feito em casa a partir de produtos in natura. Não usávamos absolutamente nada industrializado, então, também não lhe dávamos pão.

 

Mas sempre consumimos muito pão e, em certo momento, ela começou a reparar nisso e passou a pedir muito. Nessa hora, eu e minha esposa nos entreolhamos já com duas certezas, uma a de que estava fora de cogitação oferecer aqueles pães para ela, pois não estavam no nível de qualidade que tentávamos manter a sua alimentação, outra a de que provavelmente teríamos que encarar o desafio de fazer os pães para ela. Nenhum de nós nunca tinha feito pão, até então.

 

Assim, desde o primeiro momento, o nosso objetivo foi fazer o pão com a qualidade mais alta possível e sem medir esforços para isso. Os pães tinham que ser os mais saudáveis possível, além de saborosos. A verdade é que praticamente qualquer um que fizéssemos em casa já seria melhor do que os que podíamos comprar, mas, naquele contexto, já empenhávamos tanta energia na produção de alimentos, que não tinha sentido pensar em atalhos, como receitas de pães rápidos. Só tinha sentido fazer o melhor que pudéssemos. 

 

A resistência que teríamos, em outro momento, a fazer um pão que demorava quase 30 horas para ficar pronto, e muitas vezes com insumos bastante caros, não tinha sentido ali. Todo esse processo era o responsável por fazer pães mais saudáveis, mais nutritivos e saborosos do que qualquer pão rápido, então já se justificava.

Em nossas primeiras tentativas já ficou óbvio que estávamos no caminho certo. A fermentação natural, apesar de trabalhosa, era exatamente o que queríamos. Os pães tinham um sabor e qualidade incomparáveis aos feitos com fermento industrial. Nunca olhamos para trás.

E não tardou para vermos beleza em todo esse demorado processo. Passamos a vê-lo como parte do que esse tipo de produto é e não como um obstáculo para a sua obtenção. Quando decidimos fazer um produto diferente, tivemos que topar fazê-lo de um modo diferente.

Ainda hoje essa é a nossa relação com a panificação e não teria sentido ser de outro modo. A qualidade desses pães sempre foi a razão de os fazermos e, por isso, sempre foi o ponto inegociável para nós.

Daniel Rubião

18179696965157421.jpg
20220720_115349_edited.jpg

Quer ser avisado sobre as fornadas antes de todo mundo?

É só se inscrever que a gente envia para você.

bottom of page